Governador entrega oficialmente nova Arena Batistão

Símbolo do esporte em Sergipe, o Estádio Lourival Baptista, revitalizado pelo Governo do Estado, abriu suas portas para atletas e torcedores na última quarta-feira, 4, agora com o nome de Arena Batistão. O estádio faz parte da memória de esportistas e dos amantes do futebol no estado e foi entregue pelo governador Jackson Barreto, que destacou a importância da nova arena multiuso, primeira grande obra entregue ao povo sergipano após sua eleição para governador. O procurador-geral interino, Arthur Cezar Azevêdo Borba, participou da solenidade de reinauguração.

“O esporte, e o futebol em especial, são paixões nacionais. Por isso, o Batistão mexe tanto com a gente. O sergipano se identifica com o estádio. Essa obra nos enche de orgulho e é uma alegria imensa poder devolver aos torcedores, esportistas e população o nosso Batistão. Foram mais de R$ 25 milhões investidos na modernização do estádio, que está preparado para receber competições de alto nível com segurança e conforto. É uma grande alegria estar ao lados dos presidentes dos clubes da capital, no qual homenageio todos os times do estado”, declarou o governador Jackson Barreto.

Inaugurado há quase 46 anos, em 9 de julho de 1969, o espaço nunca havia passado por uma ampla reforma e agora passa a operar como uma arena multiuso, tendência de todos os novos estádios de futebol no Brasil que o credencia para receber além de partidas de futebol, atrações artísticas e eventos. O investimento foi de R$ 25.964.934,01, recursos estaduais e federais que dotaram a principal praça de esportes de Sergipe de modernas instalações atendendo aos padrões disciplinados pela FIFA.

Com a modernização o espaço passa a receber um público de 15.575 pessoas dispostas em assentos monobloco com encosto (cadeiras). Um novo gramado, também atendendo aos padrões da FIFA foi plantado, assim como nova drenagem subterrânea e novo sistema de irrigação foram implantados.

Para o presidente do Sergipe, Silvio Santos, a reforma é um grande incetivo para o esporte no estado. “Para nós, que fazemos o Sergipe, é uma importância imensa. Nós que ficamos estes anos sem o Batistão sabemos a falta que ele fez ao futebol sergipano”, disse o presidente do clube.

Toda a fachada externa da Arena Batistão foi revestida com brises metálicos. No entorno do gramado, foi implantado alambrado de vidro. O Batistão ganhou um novo e moderno Placar Full Color com 25,60 m². O Governo do Estado realizou ainda a reforma geral dos vestiários, a impermeabilização das marquises, a instalação de 21 catracas eletrônicas e a implantação de novo sistema de sonorização. Vestiários, cabines de rádio e televisão, camarotes e sala de comando foram climatizados e foram instalados sistemas de prevenção e combate a incêndio e de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). As fachadas do Batistão serão iluminadas com lâmpadas LED.

A nova Arena Batistão conta com catracas eletrônicas e bilhetes informatizado. Foi implantado um sistema de acesso moderno e informatizado para evitar a evasão de renda, o mesmo sistema já implantado nas modernas arenas multiuso, inauguradas no Brasil, para a Copa do Mundo.

Festa do esporte

Crianças, adultos, idosos, compareceram a grande festa que reinaugurou também um dos mais belos cartões postais da capital, Aracaju. Givaldo Santos, 72 anos, que esteve presente na inauguração do espaço em 1969, contou da emoção de está presente também na reinauguração.

Homenagens

Em seu discurso, Jackson Barreto destacou os trabalhos dos ex-governadores Lourival Baptista, que construiu o estádio, e Marcelo Déda, idealizador da reforma. “O futebol é a alma do brasileiro. A cobrança por essa reforma era imensa. E aqui está o novo Batistão. Não podemos esquecer o nome de Marcelo Déda, que tanto lutou por esta obra. Minhas homenagens também a Lourival Baptista. Onde quer que ele esteja, deve estar muito feliz. Muito obrigado”.

Partida de inauguração

Na noite da última quarta-feira, 5, a nova Arena Batistão recebeu sua primeira partida oficial, Confiança x Vitória/BA, pela Copa Nordeste 2015.

Em junho de 2014, já com o gramado do Batistão reformado e com um centro de treinamento instalado no Ginásio Constâncio Vieira, a seleção da Grécia de futebol escolheu Aracaju, como Centro de Treinamento na Copa do Mundo, colocando Sergipe em posição de destaque internacionalmente. Muito além da visibilidade internacional, proporcionada pelo momento, o esporte em Sergipe tem sido trabalhado pelo Governo do Estado como um importante instrumento de inclusão social, de saúde e de qualidade de vida.

Presenças

Compareceram à inauguração do Batistão o vice-governador, Belivaldo Chagas, o presidente da Assmbleia Legislativa, Luciano Bispo, os deputados estaduais Garibalde Mendonça e Silvia Fortes, secretários de Estado, diversos prefeitos e vereadores, lideranças políticas e esportivas.

Última atualização: 06/02/2015 12:35.