Medida reúne, aproximadamente, R$ 32 milhões em investimentos, ações operacionais emergenciais e compensações aos usuários afetados no estado

O Governo de Sergipe, através da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), em articulação com o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e apoio jurídico da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE), avançou na construção de um acordo institucional, junto à Iguá Sergipe, voltado à regularização do abastecimento de água e intermitências registradas no estado.

A iniciativa reúne, aproximadamente, R$ 32 milhões em investimentos, medidas operacionais de curto prazo e compensações diretas aos usuários impactados, com foco na redução da recorrência dos problemas, no fortalecimento da segurança operacional do sistema e na melhoria da regularidade do abastecimento.

O acordo foi construído em decorrência da revogação da Portaria nº 23/2026 e consolida uma nova etapa da atuação institucional voltada à proteção dos usuários e à busca de soluções concretas para o sistema de abastecimento.

Segundo o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton Santana, a medida representa um avanço importante na resposta aos problemas enfrentados pela população. “Esse acordo demonstra o compromisso das instituições em buscar soluções efetivas para a população. Estamos falando de investimentos, melhorias operacionais e compensações aos usuários diretamente afetados, sempre com foco na melhoria da prestação do serviço e no acompanhamento rigoroso das obrigações assumidas”, destacou.

O acordo transforma medidas emergenciais em obrigações fiscalizáveis, com execução imediata, investimentos prioritários e mecanismos permanentes de acompanhamento.
Entre os principais pontos previstos estão ações operacionais voltadas à mitigação das intermitências, ampliação da confiabilidade do sistema e compensações destinadas aos usuários diretamente afetados, conforme critérios técnicos e regulatórios definidos no âmbito do acordo.

A Agrese continuará exercendo sua função regulatória e fiscalizatória, acompanhando a execução das obrigações assumidas pela concessionária e monitorando os resultados operacionais. Em caso de descumprimento, poderão ser adotadas medidas regulatórias e sancionatórias cabíveis, conforme as competências legais da Agência.

A atuação integrada entre Governo de Sergipe, Agrese e Ministério Público busca assegurar respostas concretas à população, priorizando investimentos, melhoria operacional e maior segurança na prestação do serviço de abastecimento de água.

Fotos: Erick O’Hara 

Ver mais

A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura de integridade no âmbito da Administração Pública Estadual

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Escola Superior (ESMP), em correalização com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), promoverão no dia 20 de maio, das 9h às 12h e das 14 às 17h, no auditório do MPSE, em Aracaju/SE, o seminário “Integridade pública e privada como vetor de governança, confiança e desenvolvimento”. O evento é aberto a todos os interessados, que já podem se inscrever por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da ESMP até o dia da capacitação ou preenchimento de todas as vagas disponíveis.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura de integridade no âmbito da Administração Pública Estadual, além de qualificar as relações institucionais entre os órgãos de controle e aprimorar a interação entre o Estado e o setor privado, especialmente no contexto das contratações públicas. A proposta é estimular ambientes mais transparentes, confiáveis e orientados por padrões éticos consistentes.

A programação contará com três palestrantes: a Coordenadora de Integridade da Subsecretaria de Integridade Pública (Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ), Luana Soares Rodrigues; a Coordenadora-Geral de Promoção de Integridade Privada (Secretaria de Integridade Privada – CGU), Monique Cerqueira Zuidema; bem como do doutor em Administração Pública e Governo e atual Diretor-Executivo de Compliance Regulatório na Protiviti, Mario Spinelli. Clique aqui e confira a programação completa.

Acessibilidade
Pessoas com necessidades especiais devem efetuar a inscrição e preencher o formulário de acessibilidade até o dia 15 de maio, indicando o tipo de atendimento especial relativo à sua deficiência, para que possam ser adotadas as providências necessárias e possíveis, considerando os recursos humanos e técnicos disponíveis para o evento.

Certificação
– Inscrições abertas até o dia da capacitação ou enquanto houver vagas disponíveis.
– Certificado condicionado à frequência mínima de 75% da carga horária.
– Presença registrada por biometria digital no início e no fim do evento.

Links
Clique aqui e faça a sua inscrição
Programação
Formulário de Acessibilidade

Texto: Núcleo de Comunicação / Ministério Público de Sergipe

Ver mais

No decorrer do evento, foram abordados temas relacionados à saúde mental, autocuidado, maternidade e alimentação saudável

Nesta quinta-feira, 7, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) celebrou o mês das mães com uma manhã especial, reunindo as servidoras da instituição para um momento de escuta, acolhimento e troca de experiências voltadas ao bem-estar físico e emocional.

A abertura do evento foi conduzida pelo procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior, que destacou a importância de iniciativas que promovam a reflexão em meio à rotina intensa de trabalho.

“É sempre muito importante sair um pouco da automaticidade do nosso dia a dia, que é marcado por responsabilidades e cobranças, para refletir sobre temas essenciais, como a saúde mental e, hoje, a maternidade”, ressaltou. Ele também pontuou o papel da instituição para além das atividades jurídicas. “A PGE é composta por pessoas, por seres humanos, e momentos como este reforçam esse olhar mais humano e acolhedor”.

A programação contou com a mediação da servidora Ana Paula Santana e teve participações da psicóloga Susana Santana, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e da nutricionista Rebecca Pontes, especialista em Nutrição Materno Infantil. Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados à saúde mental, autocuidado, maternidade e alimentação saudável, estimulando reflexões sobre a importância de reservar tempo para o cuidado pessoal em meio à rotina diária.

Ao mediar o debate, Ana Paula destacou a necessidade de ampliar o diálogo sobre os desafios vivenciados pelas mães. “Enquanto mães, temos nossas dores, nossos medos e momentos de cansaço extremo, mas muitas vezes há receio de expressar esses sentimentos. É importante trazer esse alerta e compreender que também precisamos do nosso tempo”, pontuou a servidora.

A corregedora-geral do Estado, Gilvanete Losilla, também ressaltou o caráter humano da iniciativa e ampliou a reflexão sobre o significado da maternidade. “O viés da nossa gestão é a humanidade, e não há como falar disso sem falar de mãe, que é o berço da humanidade, nosso primeiro amor”, destacou. Ela ainda chamou atenção para as múltiplas formas de exercer esse papel. “Muitas mulheres não gestaram no próprio ventre, mas são mães porque acolhem, cuidam e exercem esse papel com dedicação, como tias e madrastas”.

Além das discussões, as participantes puderam compartilhar experiências e vivenciar um ambiente de integração e acolhimento, fortalecendo vínculos e promovendo o sentimento de pertencimento entre as servidoras.

A iniciativa integrou as ações institucionais da PGE-SE voltadas à valorização dos servidores e à promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho, reforçando a importância de momentos dedicados ao cuidado, à escuta e ao bem-estar.

Fotos: Ascom PGE

Ver mais

Iniciativa busca fortalecer o vínculo com os beneficiários, ampliar o acesso aos serviços e incentivar o cuidado contínuo com a saúde

O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) promoveu, na manhã desta terça-feira, 5, mais uma edição do programa ‘Ipes até Você’, desta vez na Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE).

O ‘Ipes até Você’ integra as estratégias do Ipesaúde voltadas à promoção da saúde dos seus usuários e contempla também colaboradores de órgãos estaduais não vinculados ao Instituto. A iniciativa busca fortalecer o vínculo com os beneficiários, ampliar o acesso aos serviços e incentivar o cuidado contínuo com a saúde.

Durante a ação, foram disponibilizados serviços como atualização da carteira vacinal, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação nutricional e massagem. A proposta do Ipesaúde com o programa é inserir, na rotina dos colaboradores, momentos de atenção à saúde, contribuindo para o cuidado contínuo e a prevenção de doenças.

Além dos atendimentos voltados ao bem-estar físico, o ‘Ipes até Você’ contempla serviços administrativos, a exemplo de atualização cadastral, coleta de biometria facial e marcação de consultas. Com isso, os beneficiários conseguem resolver pendências e acessar atendimentos do instituto de forma mais prática no próprio local de trabalho.

Para o colaborador da PGE, João Victor Wiltshire, a ação representa uma oportunidade importante diante da rotina intensa. “Vim aqui hoje me vacinar, medir minha glicemia, tirei meu IMC, me pesei, descobri até que estou mais alto. É uma proposta muito boa, porque, pela correria do dia a dia, a gente trabalha, acorda cedo, e não tem tempo para cuidar da própria saúde, que é algo imprescindível. Essa proposta do Ipes, de trazer isso ao meu trabalho, é fenomenal. Só tenho que agradecer”, relatou.

Sara Roberta Nunes foi outra colaboradora da PGE beneficiada. Ela também destacou a experiência durante a ação. “Hoje a gente está com uma manhã excepcional junto ao Ipesaúde. Sou beneficiária, servidora, e essa parceria foi excepcional. Gostei de todas as atividades que o Ipes forneceu, aferição de pressão, glicemia. Nas massagens mesmo, o pessoal é ótimo. É bem interessante”, declarou.

Texto e fotos: Ascom Ipesaúde 

 
 

Ver mais
de 284

Última atualização: 05/05/2026 21:35.