Simpósio do XLI Encontro Cultural de Laranjeiras acontece de 06 a 08 de janeiro

simpósio-do-XLI-Encontro-Cultural-de-Laranjeiras-principalConsagrado como um dos maiores eventos culturais do Estado, o XLI Encontro Cultural de Laranjeiras chega com uma programação especial para começar 2016 com o pé direto. O evento, que acontece de 04 a 10 de janeiro de 2016, traz diversas atividades, reunindo através da pesquisa, música, arte, dança e tradições, as mais diversas manifestações culturais de Sergipe.

Dentro da programação, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) realiza, de 06 a 08 de janeiro, o tradicional Simpósio do Encontro, que este ano abordará o tema “Cultura popular e contemporaneidade: memória, gestão e diversidade”. Promovido em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Simpósio irá reunir pesquisadores e especialistas de diversos estados do país para debater sobre tradições e tendências.

Também durante o Simpósio, acontece o lançamento do Selo “Conexão Nordeste”, uma marca que será utilizada por todos os estados nos projetos de intercâmbio que receberem incentivo público. A ideia foi elaborada durante o 1º Encontro de Gestores de Cultura da Região Nordeste, que aconteceu em novembro deste ano, com vários representantes da Região Nordeste, do Ministério da Cultura (Minc), e do Fundo Nacional de Artes (Funarte).

Nesta edição, o Simpósio traz como destaque a participação de novos pesquisadores e de mestres de grupos folclóricos, que deverão compartilhar suas experiências e histórias. O evento conta ainda com o apoio da Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN/SE) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC). Como de costume, as palestras e debates acontecem no Campus Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe, abertas ao público.

O Encontro

Promovido pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras, o Encontro é considerado um dos mais importantes do Brasil. Localizado a 19km da Capital, o município é referência pela riqueza de manifestações populares e grupos folclóricos que abriga, como o Samba de Pareira, Reizado, Parafuso, São Gonçalo, Lambe Sujo, Caboclinho entre outros.

Programação (clique aqui)

Última atualização: 04/01/2016 10:30.