Sergipe e Bahia discutem limites territoriais

19055808_10212920514789152_7418001454398067352_oO procurador do Estado de Sergipe, Pedro Dias participou, na última semana, em Salvador/BA, de uma reunião com deputados estaduais sergipanos e representantes do governo do Estado da Bahia para tratar de limites territoriais entre a Bahia e Sergipe. Após a conclusão do relatório que delimita o território sergipano, os representantes sergipanos estavam em Salvador para defender a linha fronteiriça que divide ambos os Estados.

De acordo com o procurador Pedro Dias, se der tudo certo, teremos a primeira lei federal de limites interestaduais com alta definição. “Na reunião ficou muito claro que o novo mapa da divisão territorial entre Bahia e Sergipe não será com base na teoria do ‘quem perde’ ou ‘quem ganha’ territórios, mas sim trata-se de uma declaração de reconhecimento de pertença da população a um dado Município e, por consequência, a um Estado. O componente humano falará mais alto na futura declaração de limites estaduais e o papel que o IBGE fez na região é realmente impressionante”, explicou.

Segundo o presidente da Comissão de Assuntos territoriais na Assembleia Legislativa, deputado estadual Garibaldi Mendonça (PMDB), esse é o momento de “bater o martelo” para uma decisão final das áreas em conflito. Com o relatório feito pelo IBGE e Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), os deputados sergipanos levarão nas mãos o resultado in loco de todos os municípios que possuem fronteira com a Bahia. “De nossa parte está definido, falta a parte dos baianos. Mas acredito que não irá ter nenhum problema. Afinal, a secretaria e IBGE da Bahia também estavam aqui presente durante todo o trabalho que foi feito em Sergipe”, comentou.

Em sequência a reunião ocorrida, a partir da próxima semana, será iniciado o trabalho nos municípios que possuem vários problemas, a exemplo da área de Arauá com Santa Luzia com a região de Umbaúba. Em Siriri com Rosário do Catete e ainda, São Cristóvão e Aracaju.

Última atualização: 20/06/2017 11:34.