Procuradoria realiza II Edição do “PGE Integre-SE”

A Procuradoria-Geral do Estado, através da Corregedoria-Geral da Advocacia-Geral do Estado, em parceria com a Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE) promoveram, na manhã da última quinta-feira, 09, a segunda edição do “Programa PGE Integre-se”. A porta de entrada de uma série de debates, a realizar-se a cada mês, com a pretensão de discutir Políticas Públicas com os Secretários de Estado do Governo. O secretário de estado da Segurança Pública, Mendonça Prado foi o palestrante da segunda edição do Programa, e na oportunidade, trouxe a temática: “Políticas Públicas na Segurança Pública de Sergipe”, para ser debatida pelos participantes.

A abertura contou com a participação do presidente da APESE, em exercício, Aerton Menezes Silva e foi realizada pelo corregedor-geral da Advocacia-Geral do Estado, André Luiz Vinhas da Cruz que destacou a importância da discussão na PGE. “É preciso se chegar numa política pública de combate à criminalidade, mas principalmente de inserção e inclusão social. É mais um trabalho de inserção e inclusão do que de repressão”, declarou. Sobre a atual realidade de Sergipe nas áreas de Segurança e Educação ele salientou: “Nós temos uma precarização da criação dos filhos. A ausência de uma educação doméstica gera a possibilidade de as crianças terem acesso a más condutas”, disse o corregedor. É preciso se chegar numa política pública de combate à criminalidade, mas principalmente de inserção e inclusão social. É mais um trabalho de inserção e inclusão do que de repressão”, concluiu.

Em sua explanação, o Secretário Mendonça Prado explicou sobre a violência no Estado. “Sergipe está inserido no mapa da violência do Brasil por problemas macros que afetam sensivelmente os Estados: drogas que entram no país por nossas fronteiras, a grande circulação de armas ilegais. Os números de crimes cometidos por conta de drogas e com as armas ilegais é muito grande”.

Ele esclareceu sobre a atuação da Polícia nesse contexto. “A polícia sergipana está trabalhando e atuando intensivamente, mas para conter a onda de drogas e violência é preciso uma atuação conjunta e macro. Se nós tivermos um Estado sem drogas, sem armas e explosivos para assalto a bancos, teremos um Estado com 20% dos índices que temos hoje”, comentou. Na palestra, Mendonça Prado lembrou da participação da sociedade e o investimento que está sendo direcionado para essa área. “Muitas vezes, dizemos que falta polícia, mas na verdade o que falta é pai e mãe. É preciso que este debate seja feito, a família tem papel neste trabalho, a escola, as associações, e todos que fazem a sociedade. Quando o problema chega na segurança pública é porque o resto falhou. Além de polícia, de investimento, é preciso ‘mainha, painho’, que são mais importantes mais que o soldado”.

Logo após a palestra, foi aberta uma série de debates mediados pela representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, Renata Mezzarano, e pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Capitão Samuel Alves. O momento contou com a participação do procurador-geral do estado, Arthur Cézar Azevedo Borba, dos procuradores: José Paulo Leão, Evânio Moura, Carina Fontes, Edilene Conrado, Flávio Medrado, da equipe da Secretaria de Segurança Pública e dos cidadãos que compareceram no evento.

O PGE Integre-SE seguirá no próximo mês com a possível participação do Secretário de Estado da Saúde, José Macêdo Sobral.

Última atualização: 10/04/2015 10:48.