19/01/2016, 10:16

Procuradora-Geral prestigia solenidade que retirou nomes de militares da Ditadura de Escolas e Estádio em Sergipe


A procuradora-geral do Estado, Maria Aparecida Gama, participou na última quinta-feira, 14, da cerimônia de assinaturas de decretos que alteram a denominação de três escolas estaduais e do estádio de futebol de Itabaiana. A mudança nos nomes dos equipamentos públicos atende a recomendação da Comissão Nacional da Verdade para que sejam retirados os nomes de pessoas ligadas à ditadura militar de prédios públicos, ruas, praças, logradouros etc.

Com a assinatura dos decretos, os Colégios Estaduais Presidente Médici, Castelo Branco e Costa e Silva passarão a se chamar respectivamente Nelson Mandela, Paulo Freire e Professor João Costa. O Estádio Estadual de Itabaiana, que também se chamava Presidente Médici, será denominado Etelvino Mendonça.

De acordo com a procuradora-geral, Maria Aparecida Gama essa foi uma decisão acertada e coerente. “Os valores democráticos dos direitos humanos mundialmente reconhecidos devem ser preservados. A recomendação da Comissão Nacional da Verdade visa evitar que os que violaram tais direitos humanos universais ocupem o papel dos que realmente lutaram pela consolidação dos que lutaram e defenderam os valores humanos”.

DSC_0860O Governador Jackson Barreto explicou que a retirada dos nomes dos ex-presidentes não é um ato de vingança e revanchismo. “Estamos atendendo na íntegra a uma recomendação da Comissão Nacional da Verdade e contando a verdadeira história para as futuras gerações. A escolha do nome do ex-prefeito Etelvino Mendonça para denominar a principal praça esportiva do interior de Sergipe se deu pelo fato dele ser um grande desportista e o homem que levou a primeira bola de couro para Itabaiana. Além disso, o terreno onde foi construído o estádio foi doado pelo próprio Etelvino. Agora Itabaiana terá o ‘Mendonção’”, comemorou o Chefe do Executivo.

Conjunto Habitacional

Na ocasião, o governador também assinou decreto nominando o residencial que está sendo construído no Porto D’Anta (Euclides Figueiredo) de Conjunto Senador José Eduardo Dutra. Com 580 casas, o investimento na construção e execução da infraestrutura é da ordem de R$ 34.615.218,10, dos quais R$ 14.779.218,10 correspondem a contrapartida do Estado.

A construção está sendo realizada no âmbito do Pró-Moradia, programa do Governo Federal que oferece acesso à moradia adequada a famílias de baixa renda, residentes em assentamentos precários e que recebem até 03 salários mínimos.