20/05/2015, 12:31

Procurador-Geral prestigia celebração de acordo da Emgetis com o Governo dos EUA


Na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório do Palácio dos Despachos, o Governo de Sergipe, por meio do vice-governador, Belivaldo Chagas, ao lado do diretor-presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Ezio Faro celebraram um acordo de concessão com o Governo dos Estados Unidos, por intermédio da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), que se compromete a ceder US$ 600 mil (cerca de R$ 1,8 milhão) para financiar o Plano de Modernização e Expansão da Tecnologia da Informação em Sergipe.

Serão contemplados três projetos elaborados pela Emgetis: a cobertura de internet banda larga para atender a todo o Estado em áreas governamentais, como Saúde, Educação e Segurança Pública; a projeção de um ambiente que abrigará sistemas de armazenamento de dados da Rede Governo (Data Center); e a segurança dessa Rede, preparando-a para imprevistos ou eventos que possam causar-lhe danos.

O procurador-geral do estado, Arthur Cezar Azevedo Borba prestigiou a solenidade e para ele, esse acordo representa um grande passo na construção do futuro de Sergipe. “O investimento na tecnologia da informação é um caminho sólido para o desenvolvimento em todas as suas vertentes. Demonstra como um gestor comprometido e criativo é capaz de realizar mesmo em tempos de restrições financeiras. A Emgetis está de parabéns!”.

Para o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Faro, esse é o resultado de dois anos de muito esforço, entre viagens aos Estados Unidos – a convite da USTDA e sem custos para o Estado – e todo um trabalho técnico envolvendo profissionais da Emgetis. “Conheço a responsabilidade de conduzir esses trabalhos de grande importância para Sergipe. O Brasil está precisando de projetos de ponta para alavancar o desenvolvimento de fato e favorecer diretamente ao cidadão. Nossa meta é, de 2015 a 2019, trabalhar para a execução deles”.

De acordo com o cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, Richard Reiter, é importante ressaltar o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e EUA. “O fato de estarmos aqui hoje, assinando esse acordo, é um sinal de que a nossa relação com o país está cada vez mais forte e profunda. Os setores de TI hoje possuem o desafio de atender a uma demanda cada vez mais crescente, e com bons resultados para o desenvolvimento local”.

Também esteve presente ao ato o Diretor da USTDA no Brasil, Rodrigo Mota. “O acordo é bastante relevante para a USTDA, especialmente porque abrange uma das três áreas de maior atuação nossa, que são transporte, energia e TI. Estamos muito satisfeitos por conseguir desenvolver ações junto às empresas públicas de TI brasileiras, e essa assinatura é um ponto excelente para estreitar laços. Estou certo que outros acordos virão e quero pregistrar que estamos muito felizes com o trabalho que o diretor-presidente da Emgetis tem feito junto à USTDA”, afirmou Mota.

A data limite de conclusão para a assistência técnica prestada é 30 de junho de 2016. Até lá, devem ser desenvolvidos um roteiro de expansão da rede de banda larga por fibra e sem fio de todo o Estado e uma proposta de modernização do centro de dados do governo estadual. Após a assinatura do Acordo de Concessão, a empresa responsável pela assistência técnica (elaboração dos projetos) virá a Sergipe e trabalhará em conjunto com as principais instituições envolvidas.