PGE/SE participa do XLI Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF
A Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe participou, nesta semana, do XLI Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, no auditório do Hotel Golden Tulyp, em Brasília. O Congresso teve início na última terça-feira, 13 e continua até esta sexta-feira, 16. O encontro tem intuito de buscar soluções que tornem os serviços das Procuradorias mais eficientes por meio da troca de experiências, palestras, reuniões técnicas e defesas de teses.
O início do evento foi marcado pela homenagem aos presidentes do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho e ao presidente da seccional da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em reconhecimento a presença constante e decisiva na defesa das prerrogativas e no combate à criminalização e intimidação do exercício independente das atribuições constitucionais dos Procuradores dos Estados e do DF, sendo as placas alusivas entregues, respectivamente pelos presidentes, Marcello Terto (ANAPE) e Helder Barros (APDF).
Na quinta-feira, 15, o procurador do Estado de Sergipe, Pedro Dias de Araujo Junior, lotado na Procuradoria Especial de Assuntos Fundiários, Patrimônio Imobiliário e Trabalhista, apresentou a tese: “A Remessa Necessária no Novo CPC”, na sala de Direito Processual Civil, Direito Civil e Comercial. Na oportunidade, ele foi avaliado pela Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul, Aretê dos Santos Vargas.
Durante o Congresso, o corregedor-geral da Advocacia-Geral do Estado de Sergipe, Samuel Oliveira Alves, participou da reunião do Colégio Nacional dos Corregedores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal. De acordo com o Corregedor, a maior contribuição destes momentos de reflexão são as trocas de experiências, quando o procurador pode analisar a efetividade do trabalho exercido diariamente. “A partir das experiências bem sucedidas em outros Estados é possível aperfeiçoarmos as atividades desenvolvidas em Sergipe“ ressaltou.
Estavam presentes, a subprocuradora-geral do Estado de Sergipe, Carla de Oliveira Costa Meneses, o corregedor-geral da Advocacia-Geral do Estado, Samuel Oliveira Alves e os procuradores José de Sousa Ibiapino, Kátia Kelen Sousa dos Anjos, Kleidson Nascimento dos Santos, Márcio Leite de Rezende, Marcos Alexandre Costa de Souza Póvoas, Marcus Aurélio de Almeida Barros, Mário Rômulo de Melo Marroquim, Pedro Dias de Araújo Junior e Vinícius Thiago Soares de Oliveira.