PGE-SE apresenta nova versão de sistema de gestão para acelerar trâmites e modernizar a atuação jurídica

Ferramenta desenvolvida internamente será implantada em agosto e trará mais eficiência, segurança e usabilidade ao trabalho da Procuradoria

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) apresentou aos seus servidores, nesta quarta-feira, 9, a nova versão do Sistema de Gestão de processos (SGP 3.0). Desenvolvido integramente pela Coordenadoria de Informática (Codin) da PGE, a nova ferramenta foi pensada para otimizar o tempo gasto em tarefas operacionais, aprimorar a experiência dos usuários e garantir maior precisão na tramitação de processos administrativos e judiciais.

O novo sistema começará a ser utilizado oficialmente a partir de 1º de agosto. Durante a apresentação, foram compartilhadas as novas funcionalidades e melhorias adicionadas, com objetivo de familiarizar as equipes antes do lançamento oficial. Procuradores, assessores jurídicos, estagiários, entre outros servidores, também tiveram acesso antecipado ao manual contendo todos os detalhes do novo sistema.

Com foco em agilidade, segurança e personalização do ambiente de trabalho, o SGP 3.0 foi idealizado para atender às crescentes demandas internas da Procuradoria e corrigir limitações da versão anterior. O projeto está alinhado aos objetivos de transformação digital e aprimoramento da gestão jurídica estadual, contidos no Planejamento Estratégicos da PGE para o período de 2025 a 2036.

De acordo com o coordenador de Informática, Ayrton Hora, o novo sistema representa um avanço importante para a modernização da instituição.

“Essa versão foi desenvolvida para proporcionar maior segurança, desempenho e usabilidade, alinhando a tecnologia utilizada às necessidades atuais e futuras da Procuradoria. Trata-se de uma construção totalmente interna, pensada sob medida para a realidade institucional”, destacou.

Funcionalidades e melhorias

A nova versão do sistema apresenta uma interface mais moderna e intuitiva, com funcionalidades reorganizadas para tornar o fluxo de trabalho mais ágil e eficiente. Entre os principais avanços estão:

• Mecanismos de automação aprimorados para execução de tarefas rotineiras;

• Ampliação das ferramentas de busca, com consultas mais rápidas e precisas;

• Histórico detalhado das ações dos usuários, garantindo mais transparência e rastreabilidade;

• Personalização de atalhos e configurações, permitindo que cada servidor adapte o sistema à sua rotina;

• Reorganização do trâmite e da distribuição de expedientes;

• Aprimoramento do peticionamento eletrônico, do gerenciamento de caixas e dos cadastros de processos.

Fotos: Ascom PGE

Última atualização: 09/07/2025 15:13.