PGE-SE adere a campanha Outubro Rosa

Na manhã da última quarta-feira, 11, procuradores e servidores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SE) aderiram a Campanha Mundial Outubro Rosa. O movimento é realizado por diversas entidades no mês de outubro e direcionado à toda sociedade, em especial às mulheres, pois busca destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os procuradores, servidores, terceirizados e estagiários da PGE/SE reconheceram a relevância da campanha e vestiram broches cor-de-rosa, que receberam do Procurador-Geral, Carlos Pinna Júnior e da Corregedora-Geral, Gilvanete Losilla.

A Procuradoria-Geral tem em seu quadro de colaboradores um número significativo de mulheres e com a divulgação da campanha a instituição objetiva conscientizá-las para o auto cuidado.

Os broches serão usados em todo o mês de Outubro.

O movimento

O Movimento surgiu nos anos 90 nos EUA e ganhou o mundo inteiro com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção através do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A doença é o tipo de câncer mais comum entre o sexo feminino e a segunda doença mais incidente entre as mulheres. Apesar disso, e de ser a primeira causa na taxa de mortalidade em mulheres no mundo, os índices de cura giram em torno de 95%, desde que descoberto precocemente.

Segundo o site oficial (www.outubrorosa.org.br), o movimento, que teve início nos Estados Unidos na década de 90, foi inserido no Brasil em 2002 e vem aumentando sua adesão a cada ano. O nome do evento remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Prevenção

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Última atualização: 17/10/2023 11:10.