PGE prestigia posse da ex-deputada Angélica Guimarães como Conselheira do TCE

Posse-Angélica-principalTomou posse na manhã da última quinta-feira, 22, a ex-deputada Angélica Guimarães, no cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe – TCE/SE. A solenidade foi dirigida pelo presidente do TCE/SE, Carlos Pinna. O procurador-geral do estado, em exercício, Arthur Cezar Azevedo Borba e o procurador Marcus Cotrim prestigiaram a posse da Conselheira.

Após ter seu nome indicado pela Assembleia Legislativa (Alese), Angélica Guimarães foi nomeada por meio de decreto assinado pelo governador Jackson Barreto e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 2. A ex-presidente da Alese assumiu a vaga aberta em decorrência da aposentadoria do conselheiro Reinaldo Moura.

Na ocasião, o governador enalteceu a harmonia, o respeito e uma convivência altamente qualificada e pacífica entre os Poderes e as instituições do Estado, visando sempre os interesses da sociedade. “Os Poderes [Legislativo, Executivo e Judiciário] são independentes e harmônicos entre si, como diz a Constituição. Para que a gente possa trabalhar em uma linha que corresponda aos interesses da sociedade como um todo”.

O presidente da Casa, Carlos Pinna, deu as boas vindas à nova conselheira. “A conselheira Angélica chega a esta casa cumprindo os preceitos legais de gestora que habilitam homens e mulheres a este cargo. Seja bem-vinda, Angélica Guimarães”. Em seu discurso, Pinna ressaltou também o quanto a colaboração do Estado tem sido fundamental para o trabalho do TCE. “Registro a importância da parceria do TCE com o Governo para o controle externo e a assistência que o Tribunal se dispõe a levar sem custo nenhum para os municípios”, afirmou o presidente.

Já a nova conselheira, Angélica Guimarães, aproveitou a oportunidade para destacar a honra de fazer parte do TCE. “Passar a fazer parte como membro desta Casa é uma honra para qualquer mulher ou homem. Agradeço aos amigos e familiares aqui presentes e ao governador do Estado, Jackson Barreto, pela minha nomeação ao TCE de Sergipe. Quero exercer minha atividade com o condão do respeito ao próximo”, disse a conselheira.

Histórico da nova conselheira

Deputada estadual por quatro mandatos, sendo dois como presidente, Angélica Guimarães nasceu na cidade sergipana de Japoatã. Em 1982 formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e logo depois foi aprovada em concurso público como médica para o Ministério da Saúde. Antes de ingressar na Assembleia Legislativa, foi ainda prefeita da cidade de Japoatã, no período de 1993 a 1996.

Última atualização: 23/01/2015 12:02.