09/07/2015, 09:44

PGE, FAPITEC e SEED discutem sobre tecnologia na Educação


A procuradora-geral do estado, Aparecida Gama acompanhada dos procuradores Vinícius Thiago Oliveira (Assistente) e Eduardo Cabral (procurador-chefe da Procuradoria Especial dos Atos e Contratos Administrativos) participaram, na manhã desta terça-feira, 07, da apresentação das ações e metas de contrato de gestão para desenvolver e reaplicar tecnologia social em educação, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI.

A demonstração foi ministrada pelo coordenador do IPTI, Saulo Barreto e contou com a presença do secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho e o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica – FAPITEC, José Ricardo Santana.

O projeto Synapse é uma tecnologia digital desenvolvida desde 2010 com intuito de mapear a eficiência cognitiva cerebral dos alunos com problema de aprendizado ou deficiência e, consequentemente, melhorar os conhecimentos em Português e Matemática ao longo dos 5 anos de Ensino Fundamental. Desde 2013, o Governo Estado de Sergipe vem firmando parceria com este projeto através do contrato de gestão.

O coordenador Saulo Barreto destacou que o foco da contratação é atender aos pilares do Índice de Desenvolvimento Humano(IDH), renda, longevidade e educação e, explica a importância do diálogo constante com a PGE: ”É importante que os procuradores entendam a natureza do contrato que foi feito e poderá ser renovado, principalmente quando se fala em inovação tecnológica. Este assunto trata da expectativa de futuro para o Estado de Sergipe”.