Numa solenidade simples e limitada aos familiares e procuradores do estado, aconteceu nesta segunda-feira, 14, no auditório da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE) a posse dos aprovados no concurso realizado em 2018, Yasmine Lopes e Gabriel Albuquerque. Os dois novos procuradores foram os últimos convocados para o exercício de trabalho, após a aposentadoria de Dra.Eugênia Freire e Dr Welington do Ó.
A Sessão Solene do Conselho Superior da Advocacia-Geral do Estado para dar posse aos novos procuradores, contou com a participação de todos os membros do conselho e de colegas procuradores que exercem suas atividades há anos no órgão.
Compondo a mesa estavam o Procurador-Geral do Estado, Vinícius Oliveira, o Subprocurador, Vladimir Macedo, o corregedor da Advocacia publica do estado, Samuel Alves, bem como o Presidente da Associação de Procuradores do Estado, Marcos Aurélio e os conselheiros, Maria Tereza e André Vinhas.
A cerimônia teve início com a leitura padrão do termo de posse que foi realizada pelo Corregedor da Advocacia Pública do Estado, Samuel Alves, seguida do convite de assinatura do termo para os empossados, que emocionados se pronunciaram aos presentes no auditório.
A primeira a falar foi Yasmine Lopes que usou o momento para agradecer aos familiares e amigos pela força durante toda a jornada até o dia de sua posse, bem como o acolhimento que recebeu dos procuradores da casa que a recebe. “A caminhada até o dia 14/02/2022 não foi fácil. E esse desafio se torna ainda maior diante dese cenário adverso de uma crise grave de saúde, dessa forma me coloco hoje, à disposição do povo de Sergipe, prometendo honrar o cargo que passo a ocupar”, destacou.
Logo após a fala de Dra Yasmine, o recém-empossado Gabriel Albuquerque, também fez seu agradecimento e se comprometeu em se dedicar ao trabalho na advocacia pública em Sergipe. “Apesar de ter sido convocado nos 48 minutos do segundo tempo, me sinto muito feliz e grato pela oportunidade de fazer parte de uma instituição tão respeitada e que tem um trabalho tão relevante e importante para o andamento da gestão do Estado”, ressaltou.
Na oportunidade o presidente da Apese, Marcos Aurélio, também fez uso da palavra para desejar boas vindas aos empossados e novos integrantes da Procuradoria. “Sejam muito bem-vindos, Dra. Yasmine e Dr. Gabriel. Que essa nova jornada que se inicia seja guiada tendo como norte o interesse público primário, o interesse da coletividade”, disse.
Em seguida e quebrando o protocolo da cerimonia, o procurador-geral, Vinícius Oliveira, convidou a procuradora, Gilvanete Losilla, para fazer o discurso de acolhimento dos novos integrantes do corpo de procuradores da PGE. Em seu discurso, Dra Gilvanete citou a importância de ser e estar procurador do estado e concluiu falando da leveza e humanidade que todos devem ter ao ingressar na advovacia Pública. ” “Somos apenas 65, e somos uma carreira diferenciada. Desejo que tenhamos a ombridade de ouvir o outro, pois ela está acima da honra. Somos agraciados para defender a coisa pública, mas também defender o outro, portanto, Yasmine e Gabriel, toquem o coração das pessoas, conduzam os processos mas conduzam a vida a tocar o coração das pessoas”, destacou ela, e encerrou sua fala recitando um poema de Cora Coralina, sobre saber tocar o coração das pessoas.
Declarando encerrado o evento o Procurador-Geral, Dr Vinicius de Oliveira, desejou boas-vindas aos novos procuradores e os comparou a peças importantes para a construção da defesa do que é público em Sergipe. “Vocês não são apenas uma tinta de caneta, vocês precisam ser uma flecha para incendiar o coração das pessoas. Trabalhem de forma humana, que a gente juntos conseguiremos alcançar resultados muito mais eficientes e de excelência”, pontuou o PGE.