Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata

23140365_1520721418013070_1298397500_n

Chegou mais um mês e, com ele, a Campanha Novembro Azul, que visa chamar a atenção do homem à prevenção e o combate ao câncer de próstata, além de conscientizá-los para a importância de exames regulares e diagnóstico precoce.

Este tipo de doença atinge milhares de pessoas do sexo masculino. A estimativa para o ano passado, segundo o INCA, foi de 61.000 novos casos, por isso, a Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe busca divulgar os objetivos destas e de diversas outras campanhas, que tem por princípio a saúde da população brasileira e mundial.

História da Campanha

Começou em um Pub, na Austrália, em 1999Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil

Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo por aqui, mas no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país e, assim como no Outubro Rosa, há a bela iluminação de pontos turísticos. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

Prevenções

Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.

A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:

Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal.

Atividade física. Ao menos 30 minutos, 5 vezes na semana.

Controle de Peso. Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo.

Diminuir o consumo de álcool. É indicado que o homem limite-se à apenas duas taças diárias.

Não fumar. Essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.

PGE

*Com informações da psicologiaparacuriosos.com.br

Última atualização: 01/11/2017 12:13.