Estudantes de Direito visitam a PGE/SE
A Procuradoria-Geral do Estado recebeu, na manhã desta terça-feira, 22, estudantes de Direito da
Universidade Tiradentes para um estágio supervisionado. O encontro teve a finalidade de esclarecer quais são as competências da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e dirimir dúvidas relacionadas às funções dos Procuradores.
Os acadêmicos do 7º ao 10º período da disciplina Estágio Supervisionado, da Universidade Tiradentes, coordenada pelo Professor João Alberto, foram recepcionados pela procuradora do Estado, Eugênia Freire. A atividade de capacitação foi desenvolvida através da palestra ministradas pela Procuradora, lotada na Procuradoria Especial do Contencioso Fiscal.
No momento, a Procuradora esclareceu sobre as funções da PGE e as competências da Especializada do Contencioso Fiscal, oportunidade em que explicou as diferenças entre o papel da PGE, e de outros órgãos jurídicos como a Procuradoria da República, de Justiça, Federal, do Município e da Advocacia-Geral da União. Além disso, ela falou sobre as funções dos Procuradores e as atividades realizadas em cada Especializada.
Para o professor João Alberto, o estudante precisa conhecer os órgãos que irão trabalhar, direta ou indiretamente. “A Procuradoria-Geral do Estado é um órgão que faz toda a defesa do governo, a cobrança de impostos, defende também os direitos do Estado em âmbito estadual e nacional e o estudante muitas vezes não tem conhecimento desse funcionamento. A Procuradoria, então, oferece para as universidades esta oportunidade e esses alunos passam a conhecer como funciona, quais os órgãos, quais a defesas de ação que ele trabalha, qual o processo judicial, processo administrativo, por isso é muito importante para o aluno”, relatou João.
De acordo com o estudante de Direito Felipe Souza, esse encontro foi muito produtivo. “Realmente algo muito importante porque você não perde o tempo. Além de aprender, a atividade nos auxilia no cumprimento da carga horária da Universidade, então une o últil ao agradável”, declarou.
Ao final do evento, os estudantes receberam as fichas de participação na atividade. Vale destacar que as recepções promovidas para estudantes da área de Direito, das Universidades de Sergipe, são fruto de uma parceria entre as instituições e a PGE, o que demonstra a intenção da Procuradoria em cumprir o seu papel acadêmico.