CNPGE se reúne em Salvador para tratar de demandas comuns a todas as unidades federativas
Membros do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal reuniram-se na última sexta-feira, 05, no hotel Pestana Bahia, em Salvador, para tratar de demandas comuns à todas as unidades federativas. Na oportunidade, o procurador-geral do estado de Sergipe e vice-presidente do Colégio, Márcio Leite de Rezende integrou o encontro.
Na ocasião, que contou com a presença de expressivo número de Procuradores-Gerais e representantes, a presidente do Colégio e Procuradora-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Lúcia Lea Guimarães Tavares, afirmou ser de grande importância a mobilização de todos os Estados em prol de demandas relevantes e de interesse de todas as Procuradorias e comentou o momento de mudança de gestão do CNPGE.
A pauta do encontro contemplou ainda discussões acerca de temas como o aproveitamento do material da Câmara Técnica, o investimento que deve ser feito no site do Colégio, janela de acesso para todo o trabalho desenvolvido pelo grupo, forma operacional de lidar com a corte do Supremo Tribunal Federal e aproximação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para criação de um programa que ofereça linhas de crédito para modernização das PGE’s. Este último item abordado pela Especialista Lider Fiscal do BID, Maria Cristina Mac Dowell.
“A reunião de hoje é de grande importância para todos, não só porque estamos tendo a oportunidade de esgotarmos a pauta do ano de 2014, mas por ser um momento simbólico de despedida para alguns. Nestes oito anos de experiência o que vi foi um Colégio de participação ativa e diligente sempre em busca de potencializar sua atuação em prol da defesa de interesses comuns”, afirmou o Procurador Geral do Estado da Bahia, Rui Moraes Cruz.
Também na ocasião, o presidente da Associação Nacional de Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Marcelo Terto e Silva, falou da importância de organizar bem as Procuradorias para transmitir segurança e dar densidade ao trabalho das PGE’s.
Fonte: ASCOM-PGE/BA