Desde sua implementação, o grupo tem atuado como suporte a importantes projetos estruturantes da instituição
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) vem consolidando, ao longo dos anos, uma agenda estratégica voltada à modernização da gestão pública. Entre os principais pilares desse processo está o Núcleo de Inovação e Modernização (NIMO), criado oficialmente em dezembro de 2022 para fomentar soluções criativas, aperfeiçoar fluxos internos e promover o uso estratégico da tecnologia na atuação institucional.
Integrado à estrutura organizacional da Procuradoria, o NIMO atua de forma transversal, articulando parcerias, coordenando projetos e incentivando uma cultura organizacional voltada à inovação. Sua criação está alinhada as diretrizes do Governo do Estado para a transformação digital do setor público, tendo como foco a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Além disso, a presença de um representante da área de Tecnologia da Informação entre os integrantes do núcleo assegura suporte técnico qualificado às iniciativas em desenvolvimento.
Desde sua implementação, o NIMO tem atuado como suporte a projetos estruturantes da instituição. Um deles é o Concurso de Ideias Inovadoras, que chegou à segunda edição em 2025. A iniciativa tem estimulado servidores da Procuradoria a proporem soluções aplicáveis à realidade do órgão, promovendo engajamento interno e valorizando a criatividade no ambiente de trabalho.
Na área tecnológica, a atuação do núcleo tem contribuído diretamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Entre elas, está a implantação da inteligência artificial ‘Tobias’, ferramenta criada pela própria PGE para extrair informações de petições, identificar matérias jurídicas e sugerir encaminhamentos internos automatizados, otimizando a rotina dos procuradores e reduzindo o tempo gasto com atividades repetitivas.
Outro avanço relevante é o Portal BI, plataforma interativa que permite o acompanhamento, em tempo real, de indicadores estratégicos da instituição por meio de dashboards dinâmicos.
Também com apoio do NIMO, a Procuradoria desenvolveu, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o sistema de assinatura digital SafeSign, que permite assinaturas em lote, controle de status e integração com o Sistema de Gestão de Processos, agilizando trâmites documentais. Com validação jurídica em nível intermediário, o sistema pode ser utilizado tanto por usuários internos quanto externos, e atualmente passa por ajustes para possível adoção oficial pelo Governo do Estado.