Reflexão sobre o etarismo marca roda de conversa promovida pela PGE-SE

O evento aconteceu no auditório da instituição e reuniu colaboradores dos mais diferentes setores da instituição

Sensibilizar seus servidores para os impactos do preconceito etário nas relações interpessoais e profissionais. Foi com esse propósito que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE), por meio do Comitê de Equidade e Diversidade, promoveu nesta terça-feira, 10, uma roda de conversa com foco em falar sobre o etarismo. O evento aconteceu no auditório da instituição e reuniu colaboradores dos mais diferentes setores da instituição.

O etarismo, também conhecido como ageísmo, é a discriminação baseada na idade, especialmente direcionada a pessoas mais velhas. Trata-se de um tipo de preconceito ainda naturalizado em muitas esferas sociais e que pode afetar a autoestima, a saúde mental e a valorização da experiência no ambiente de trabalho.

Com mediação da assistente social do SergipePrevidência, Itamara Araújo, a roda de conversa reuniu relatos e reflexões de quem vivencia, observa ou combate essas práticas no cotidiano. “Envelhecer com saúde é o que garante autonomia. Não adianta chegar à aposentadoria sem saúde física e mental”, alertou Itamara, ao defender hábitos saudáveis e a importância do cuidado com a saúde mental como parte da luta contra o etarismo.

Durante sua fala, o procurador do Estado aposentado, Robson Nascimento, destacou a importância de combater os estigmas ligados à idade. “Que essa política de respeito à pessoa idosa não seja de confronto, mas de acolhimento. Assim como combatemos o preconceito de gênero, raça e orientação sexual, devemos combater também o etarismo. Mas que seja com abraço, não com divisão. O idoso e o jovem não são inimigos. São partes da mesma sociedade e têm muito a aprender juntos”, refletiu.

Com 21 anos de instituição, a servidora Bernadete dos Santos compartilhou um pouco de sua trajetória e experiências relacionadas ao tema. “Tudo que eu faço, eu faço com amor. Trabalho no setor pessoal porque gosto, e aqui construí uma segunda família. Sei que quando eu sair, a falta vai ser grande. Mas o respeito tem que existir sempre — da criança ao idoso. Eu sou uma idosa com alma jovem”, emocionou-se Bernadete.

Homenagem

Além dos diálogos com foco na melhor idade, o evento também foi marcado por uma homenagem especial ao procurador Robson Nascimento por sua recente aposentadoria. Das mãos de integrantes da mesa diretora da PGE-SE, Robson recebeu uma placa e um certificado de reconhecimento, em agradecimento pelos anos dedicados ao exercício da advocacia pública e aos trabalhos em prol de Sergipe e dos sergipanos.

 

Última atualização: 11/06/2025 09:34.