O Governo do Estado por meio da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe promoveu nesta segunda-feira, 01 de Junho, às 08:30h, a Sessão Solene do Conselho Superior da Advocacia-Geral do Estado, que por causa da pandemia e respeitando o isolamento social, foi realizada por videoconferência, para dar posse ao novo Procurador do Estado.
Foi empossado nesta manhã, Davi Barretto Doria classificado no último concurso da PGE/SE. Davi Doria, que já foi Procurador do Município de Curitiba – Paraná; Advogado da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe; Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG; Especialista em Direito Constitucional; Membro da Comissão de Advocacia Estatal da OAB/SE e autor de livros jurídicos, compõe agora o efetivo de Procuradores do Estado em Sergipe.
A cerimônia virtual, inédita em posses da Procuradoria-Geral, teve abertura feita pelo Procurador-Geral do Estado de Sergipe, Vinícius Oliveira, que destacou a satisfação em estar, a partir de agora, com o quadro de Procuradores completo. “Neste momento simbólico de sua posse, desejo em nome de todos os procuradores, as boas-vindas ao trabalho na Advocacia Pública do Estado. Sinta-se peça chave dessa equipe que desenvolve uma atividade essencial e primordial para o andamento legal da gestão pública”, ressaltou.
O Procurador-Geral, Vinícius Oliveira, destacou ainda que mesmo vivendo um momento difícil quanto a pandemia, Davi Doria seria recebido com muito carinho pela equipe e revelou que ele será temporariamente lotado no Contencioso Cível. “Em tempos de crise o estado sobrevive através dos esforços dos trabalhos desenvolvidos pela PGE e nós mesmo encontrando solavancos no caminho, honramos nossa papel. Contamos muito com você para continuar fazendo da PGE um órgão cada vez mais forte e respeitado”, destacou.
O Subprocurador, Vladimir Macedo, também se pronunciou celebrando a nomeação de mais um profissional para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pela PGE-SE. “Novas ideias, novas práticas, isso significa a chegada de um novo Procurador nesse time. Seja sempre agregador, inove, traga ideias, precisamos de pessoas que agreguem e que não deixem o trabalho cair na rotina”, declarou.
Em seguida foi a vez do Presidente da Associação de Procuradores do Estado de Sergipe (APESE), Marcus Aurélio, desejar boas vindas para Davi Doria. Marcus Aurélio, em um discurso breve e emocionado, relembrou do dia em que veio a Sergipe tomar posse como Procurador. “Há 21 anos eu tomei posse como Procurador, hoje assisto a sua e me emociono por você. Aproveito e reforço que você fará parte de uma equipe composta de bons representantes, excelentes profissionais, que se empenham no intuito de defender o interesse público e tenho certeza que poderemos contar com seu empenho para manter os trabalhos seguindo de forma efetiva”, pontuou.
Para finalizar a reunião virtual o empossado, Davi Doria, fez um breve pronunciamento agradecendo a acolhida dos Procuradores durante a posse. “Hoje é um dia que marca a minha vida. Sinto-me, porém, constrangido em celebrar momentos felizes em tempos de escassez e de caos que o mundo vive. Mas como diz Shakespeare, “A alegria evita mil males”, celebrou.
Davi ainda citou a Constituição para reafirmar seu compromisso com a sociedade sergipana e com as atividades que está prestes a começar a desenvolver. “Estamos aqui para servir aqueles que nos trazem demandas. Que sejamos capazes de olhar estas demandas com olhos de seres humanos e sentir que, por detrás de cada processo, de cada número e de cada protocolo, existe uma vida que precisa de nós. Tenho certeza de que todos aqueles que servem ao público com seriedade têm a convicção dos significados, muitas vezes discutidos pela literatura, dos princípios do art. 37, que ouso eu de chamar de a Constituição do servidor público. O conteúdo dos seus vetores é muito claro para aqueles que exercem o serviço público com paixão. Que nunca deixemos de seguí-los e que nos lembremos deles diariamente”, completou.
Participaram da videoconferência de posse os Procuradores: Agripino Santos, Alexandre Augusto, Augusto Melo, Carina Barreto, Edson Wander, Fernando Costa, Eugênia Freire, Guilherme Almeida, Kleidson Nascimento, Lícia Machado, Marcelo Aguiar, Marcus Aurélio, Maria Tereza, Mário Marroquim, Rita Matheus e o Corregedor-Geral da PGE, Samuel Alves.
Confira o discurso do empossado na íntegra: