Foi empossado um novo Procurador, na manhã desta terça-feira, 08, pelo Procurador-Geral do Estado, Vinícius Oliveira, na Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE), José Wilton Florêncio Menezes foi aprovado no último concurso público realizado pelo governo de Sergipe, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) e da Secretaria de Estado da Administração (Sead) em 2017.
Segundo o procurador-geral do Estado, Vinícius Oliveira, a posse dos novos procuradores é muito importante para o Estado. “Em poucas palavras, eu gostaria que o colega tivesse orgulho. Não pelo cargo que você alcançou. Tenha orgulho em fazer a defesa da advocacia pública estadual, em defender o Estado; ultrapasse o primeiro discurso e orgulhe-se de sua trajetória. Você chega aqui por mérito e essa é uma carreira essencial para o Estado Democrático de Direito”.
Ele finalizou ainda, com as palavras do Desembargador de Alagoas falecido recentemente, Antônio Sapucaia “Portanto, transponho a soleira deste recinto compromissado exclusivamente com Deus, com a minha consciência e com a lei. Afinal, para aqui abancar-me não precisei bater de porta em porta mendigando um pseudo merecimento, calcado na oração de que é dando que se recebe; não tive necessidade de negociar cargos ou funções que me seriam destinados; não assumi compromissos que pudessem atritar-se com a minha consciência; não selei acordo com instituições públicas ou privadas, capaz de desviar-me da conduta que me tracei; não temerei dossiês que possam partir de quem quer que seja; não terei necessidade de beijar a mão de nenhum dos meus pares; não terei, enfim, de ressarcir gratidão, da mesma forma que não poderei ser apontado como ingrato, à semelhança de colegas que tenho encontrado ao longo da jornada. Sabendo que a ingratidão é a rejeição injusta ao agradecimento; é o sentimento que tenta esmagar o reconhecimento, eu não poderia incorrer nessa covardia de ânimo”, concluiu.
O novo Procurador José Wilton enfatizou a alegria ao tomar posse na PGE. “Ingressar no quadro da Procuradoria do Estado de Sergipe nessa atual conjuntura reforça o nosso desafio. A missão da PGE perante a sociedade de bem orientar a Administração Pública, como também, garantir que o patrimônio público não seja delapidado, as boas práticas administrativas sejam cumpridas, isso tudo será a tônica da nossa conduta enquanto profissional. Ser mais um membro que tenha a imagem tão representativa é uma honra e a partir dela trabalharei com bastante dedicação buscando, acima de tudo, orientar a Administração Pública no atingimento do interesse público máximo da coletividade sergipana”.
No concurso, para se candidatar aos cargos, os interessados deveriam possuir diploma registrado de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro na OAB. O subsídio inicial é de R$ 15.715,51, para uma carga de trabalho de 30 horas semanais.
O presidente da Associação de Procuradores de Sergipe (APESE), Marcus Barros falou aos presentes: “Esse é o início de uma nova fase. Na Associação e na PGE você encontrará uma grande família! Um grupo pequeno, mas que possui uma enorme responsabilidade e o faz com bastante competência e dedicação. Seja muito bem vindo e sucesso na jornada”, declarou.
Representando a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, o deputado Luciano Pimentel falou: “A Assembleia Legislativa reconhece a importância da Procuradoria Estadual e da atuação dos procuradores na defesa dos interesses sociais. Hoje essa entidade ganha mais um representante para fortalecer o trabalho que tem sido desenvolvido em favor do Estado e da sociedade sergipana”, concluiu.
Participaram ainda da solenidade, a ex-procuradora-geral do Estado, Maria Aparecida Gama, o advogado Márcio Conrado, membros do Conselho Superior da Advocacia Pública do Estado de Sergipe, além de familiares e amigos do procurador empossado.