“Novas Tecnologias Aplicadas a Advocacia Pública”, esse foi o tema da palestra promovida pela Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE) na manhã da última quinta-feira, 3, no auditório da AGU, sob o comando do procurador do Estado de Alagoas, Luís Manoel Borges do Vale. O evento que contou com a presença do Procurador-Geral do Estado, Vinícius Oliveira e diversos procuradores do Estado, colaboradores da PGE e Advocacia Geral da União – AGU, teve a finalidade de discutir os influxos das novas tecnologias na atuação do advogado público.
A mesa de abertura contou com a palavra do Procurador-Chefe da Coordenadoria do Contencioso de Servidor e Empregados Públicos, Mário Marroquim, que descreveu o currículo do palestrante e agradeceu a “aula” que foi dada aos Procuradores e colaboradores em Sergipe.
O palestrante do evento, Luís Manoel Borges do Vale discorreu sobre a temática quando falou sobre as Novas Tecnologias. “Nós temos pensado muito em como a Advocacia Pública vai enfrentar a absorção, principalmente, em Novas Tecnologias relacionadas a inteligência artificial. Porque os Tribunais já vem trabalhando de forma ampla com ferramentas de inteligência artificial. O Vitor no Supremo Tribunal Federal, o Radar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Advocacia Pública precisa estar preparada para enfrentar esses problemas principalmente porque isso gera uma racionalização da atividade jurisdicional uma celeridade maior e o advogado público precisa ter essa contrapartida necessária para poder atuar nos processos, tal como o Poder Judiciário vem atuando”, explicou o palestrante.
Logo depois da palestra, houve um debate bastante produtivo e enriquecedor, quando Procuradores e colaboradores tiraram dúvidas sobre o assunto com o Procurador de Alagoas e contaram suas experiências e expectativas acerca do contexto abordado.