Procuradoria Geral do estado realiza o 1º Ciclo de palestras sobre Inovação e Tecnologias nas Procuradorias Públicas

Na última terça feira, 04 de abril, a Procuradoria Geral do Estado de Sergipe – PGE, através do seu Núcleo de Inovação e Modernização – NIMO, promoveu o primeiro ciclo de palestras sobre Inovação e Tecnologias nas Procuradorias Públicas, o qual teve como palestrantes os Procuradores do Estado de Alagoas Luís Manoel Borges do Vale (Procuradorias Públicas e Inovação), e o Dr. Leonardo Máximo Barbosa, que trouxe como tema “Inteligência Artificial e Execução Fiscal – a Experiência da PGE/AL”.

O evento contou com a presença do Procurador Geral do Estado, Dr. Carlos Pinna Júnior, o Subprocurador-Geral do Estado, Dr. Vladimir de Oliveira Macedo, o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Manoel Cabral Machado Neto, a Desembargadora Federal e Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região, Dra. Vilma Amorim, além de integrantes das diversas carreiras da Advocacia Pública Federal, Estadual e Municipal, Advogados, servidores e convidados externos.

O Ciclo de Palestras apresentou temas de indiscutível relevância e necessários à constante atualização da Advocacia Pública. O Procurador Luís Vale acredita que a promoção de evento como esse contribui para a mudança de cultura no âmbito do serviço público, alterando, por consequência, a mentalidade da advocacia pública que deve estar preparada para essa mudança de cenário que envolve o diálogo necessário com novas tecnologias e atividades de gestão inovadora. Para Vale é importante destacar que a utilização de novas tecnologias disruptiva não mais se apresenta como uma discussão de futuro, mas já fazem parte do cenário atual e, se bem utilizadas, trazem excelentes resultados na prestação dos serviços públicos, como no caso do Poder Judiciário, Ministério Público e da própria Advocacia Pública.

O Procurador Leonardo Máximo afirma que essa troca de conhecimento e experiências na área das novas tecnologias representa a melhor forma de lidar com os novos desafios que se impõe, uma vez que é possível perceber que vários estados passam pelas mesmas dificuldades e gargalos na área tecnológica, principalmente no quesito dos investimentos.

Já para a Advogada Ivana, estar atualizada com as novas tecnologias aplicadas à área jurídica é estar à frente no mercado de trabalho. A servidora Ingrid Lima acredita que eventos como este contribuem para que a prestação do serviço possa ser exercida com mais qualidade e que as portas do serviço público estão se abrindo cada vez mais para acompanhar a evolução da sociedade e das novas tecnologias.

O ciclo de palestras pôde assim proporcionar à Procuradoria Geral do Estado e a todos os presentes uma manhã de conhecimento e integração, colaborando para o processo de modernização da gestão pública em que este órgão está inserido, além de aperfeiçoar a atividade jurídica desenvolvida por esta casa, desenvolvendo novas competências institucionais e individuais, contribuindo com a qualificação de seus profissionais, e, por fim, oferecendo uma melhoria na prestação dos serviços públicos à população.

Por Daiana de Jesus 

Última atualização: 14/04/2023 10:26.