Procuradora-Geral participa do lançamento do livro em homenagem a Lourival Batista

Museu principalA procuradora-geral do estado de Sergipe, Maria Aparecida Gama participou, na última quarta-feira, 16, do lançamento do livro ‘Getúlio escreve a Lourival’, no Palácio Museu Olímpio Campos. O secretário de Estado do Governo, Benedito Figueiredo, representou o Governador do Estado em exercício, Belivaldo Chagas, na solenidade que contou com presenças ilustres do meio político e literário. A edição foi impressa na Editora do Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise) ligada à Segrase.

Sob a organização da historiadora Ângela de Castro Gomes, o livro reúne “os bilhetes à Casa Civil da Presidência da República (1951 e 1954)”. A publicação foi idealizada por Francisco Batista Neto, filho do ex-governador e senador de Sergipe Lourival Batista, político a quem o amigo Lourival Fontes confiou a guarda dos bilhetes que recebeu do presidente, no período em que foi seu homem de confiança.

Em sua fala, o secretário Benedito Figueiredo falou da iniciativa do governador licenciado Jackson Barreto em abraçar o projeto assim que o conheceu. “Na verdade, foi o Governo do Estado, através do governador Jackson Barreto e do vice-governador Belivaldo Chagas, a quem aqui represento, através da Segrase que tomou todas as providências para que esse livro viesse a público e hoje fosse distribuído gratuitamente ao público. A publicação também tem o apoio do presidente do Tribunal de Contas, Carlos Pina. A Segrase faz um excelente trabalho e não só esta obra, outras tantas, em breve, também serão publicadas”, declarou.

Arquivo Nacional

Para a família do ex-governador Lourival Batista, os documentos encontrados somente após a morte do patriarca, pertenciam a todos os brasileiros. Francisco Batista Neto fez um agradecimento ao Governo do Estado e à Segrase pela parceria, e especialmente ao governador Jackson Barreto, pois “ao tomar conhecimento desta ideia, abraçou-a com grande fervor”, disse ao público presente, explicando também como surgiu a publicação:

Quando resolvemos divulgar a existência dos bilhetes, tivemos uma preocupação: o que fazer com esses bilhetes? Apesar de temos recebidos várias sugestões e propostas comerciais, a família entendeu que eles pertenciam ao povo brasileiro, por esse motivo, fizemos a doação dos originais ao Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Depois da doação, reservamos o direito para publicação”, informou. O TCE foi quem primeiro tomou conhecimento e apoiou a obra.

A historiadora Ângela de Castro Gomes informou que o lançamento do livro foi um momento de realização, após seis meses de trabalho na edição e organização de quase 700 bilhetes escritos à mão.

Esses bilhetes são as orientações que o presidente dá ao seu chefe da Casa Civil, que é uma espécie de superministro e supersecretário muito próximo, e, portanto, são instruções, impressões, orientações, às vezes, desabafos. Por outro lado, se a documentação tem esse caráter, que é desafiador, é muito interessante porque ela dá acesso a gente a perceber como é essa dinâmica interna, muito interna ao poder na medida que é o cotidiano do presidente que a gente flagra com os bilhetes. Então, acho que é uma documentação muito estimulante e que acredito que o leitor vá gostar”, relatou a professora.

Lourival Fontes

Foi um ilustre sergipano, um intelectual que serviu com dedicação e sintonia de convicções a um governo autoritário que, todavia, transitou na geopolítica da época sabendo utilizá-la para alcançar os objetivos nacionais. Lourival Fontes era um dos poucos integrantes daquele restrito círculo íntimo do presidente Getúlio Vargas”, escreveu o governador licenciado Jackson Barreto, em suas palavras presentes na publicação.

Antes da solenidade, o historiador Daniel Araão Reis fez uma breve palestra de apresentação de Getúlio Vargas. No ato, participaram também o presidente do TCE, Carlos Pina de Assis; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo; o prefeito de Aracaju, João Alves Filho; o diretor presidente da Segrase, Paulo Sérgio Araújo e membros da família de Lourival Batista. Estiveram presentes a prefeita da cidade de Arauá, Ana Helena; o ex-prefeito da capital, Edvaldo Nogueira; o vereador Emanuel Nascimento, além de secretários de Estado e presidentes de órgãos.

Última atualização: 17/09/2015 10:50.