Procuradora-Geral participa da ampliação do Cejusc/Aracaju e inauguração da sede do Nupemec
A procuradora-geral do estado, Maria Aparecida Gama participou, na última quinta-feira, 16, da inauguração da sede do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e da ampliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que estão localizados no 3º andar do Fórum Gumersindo Bessa.
Ligado à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJ/SE, o Nupemec é o órgão responsável pelo desenvolvimento da política judiciária de tratamento adequado aos conflitos.
Para a procuradora-geral, Maria Aparecida Gama esse é um momento ímpar para a Justiça do Estado. Na visita, oportunidade em que conheceu as instalações do Cejusc/Aju e Nupemec, ela destacou a importância da criação para dar celeridade aos processos de conciliação/mediação e parabenizou o Tribunal pela iniciativa.
De acordo com o Presidente do Nupemec, Des. Diógenes Barreto, com a potencialização e disseminação da cultura da conciliação/mediação dada pela gestão do Des. Luiz Mendonça e das alterações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil, a demanda para conciliações e mediações processuais e pré-processuais aumentou e foi necessário adequar as estruturas físicas e de pessoal voltadas para este tipo pacífico de resolução de conflitos na Comarca de Aracaju. “Estamos ampliando o Cejusc e inaugurando a sede do Nupemec, com investimento nas estruturas físicas e de pessoal para incentivar ainda mais a utilização da conciliação e da mediação no Judiciário sergipano”, explicou o magistrado.
A Juíza Coordenadora do Cejusc, Maria Luiza Foz Mendonça destacou que com a ampliação, o Centro ganhou um setor específico para a realização de conciliações/mediações pré-processuais. “Agora, além das seis salas para conciliações e mediações processuais, temos mais quatro salas para o pré-processual, com supervisora e secretária própria”.
Participaram também da cerimônia, a Desª Elvira Maria de Almeida Silva; a Juíza Auxiliar da Presidência, Dauquíria Ferreira; o Juiz Fernando Clemente da Rocha, Diretor do Fórum Gumersindo Bessa; o Coordenador do Curso de Direito da Unit/Aracaju, além dos servidores do Nupemec e do Cejusc.
Ao final, o grupo de teatro Arte em Ação encenou um esquete sobre a importância da conciliação e convidou a todos a conhecerem as instalações do novo Cejusc e do Nupemec.