O governador Jackson Barreto empossou na manhã da última quarta-feira, 04, a nova secretária de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), Marta Maria de Souza Leão, em concorrida solenidade realizada no auditório da Secretaria. O procurador-geral interino, Arthur Cezar Azevêdo Borba, participou da solenidade e prestigiou à colega em sua nova competência.
Jackson Barreto iniciou o seu discurso agradecendo à ex-primeira-dama, Eliane Aquino, por todo o trabalho que desenvolveu na secretaria, e recordou que quando a convidou para continuar na pasta, pediu que ela ouvisse o seu coração para tomar a decisão. Mesmo não estando à frente da Seidh, o governador disse que Eliane continuará colaborando com o seu governo, através de sua competência e conhecimento em Brasília na busca de captação de recursos para a execução de projetos em favor da população.
O governador afirmou que escolheu Marta Leão para assumir a Secretaria por conhecer a sua sensibilidade e o seu trabalho em favor da população. “Meu compromisso, minha história, minha vida, sempre foram marcadas por esse trabalho junto aos setores mais populares. Sei que Marta vai fazer um bom trabalho, organizar uma boa equipe, e desenvolver um trabalho em favor dos mais carentes, pois este é o governo de todos. O nosso projeto é cuidar da nossa gente preparando o Estado para um futuro melhor”, afirmou.
Para o procurador-geral interino, Arthur Cezar Azevêdo Borba, essa foi uma escolha muito feliz e estará à disposição da colega sempre que necessário. “A PGE é um órgão estatal que não presta, diretamente, serviços públicos à população. Somos órgão transversal na administração pública, perpassando todos os demais órgãos. Estamos encravados, como filtro de controle da legalidade entre a idealização de determinada política pública e a sua efetiva execução.
“Neste diapasão, a relação é sempre de interação e nos colocamos à disposição da secretária para ajudá-la na formulação das suas políticas públicas, coadunando-as com as exigências legais, de forma a conferir, com segurança jurídica, eficiência às mesmas”, concluiu o Procurador-Geral.
Nova secretária
Natural de Aracaju, Marta Leão é formada em enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e servidora efetiva da rede estadual de Saúde. Ela já exerceu os cargos de secretária de Assistência Social e Trabalho entre os anos de 94 e 98; presidente da Fundese, diretora operacional da Pronese, secretária municipal de Saúde dos municípios de Maruim e Campo do Brito.
Ao ser anunciada nova Secretária, Marta declarou que seu desafio à frente da nova Secretaria é alcançar as metas do governo Jackson Barreto, ajudando na inclusão de pessoas carentes, melhorando o IDH e trabalhando em parceria com as secretarias de Educação e Saúde na ampliação da qualidade de vida dos sergipanos. Vale destacar que em seu discurso de posse, a secretária lembrou, além de outros aspectos, da amizade e da parceria com o procurador-geral do estado interino, Arthur Borba e no momento, agradeceu a presença e a lealdade por ele prestada.