12/08/2015, 11:50

PGE/SE participa de comemorações alusivas ao Dia do Advogado


Na noite da última terça-feira, 11, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe promoveu uma solenidade alusiva ao Dia do Advogado no teatro Tobias Barreto. A procuradora-geral do estado, Maria Aparecida Gama participou do evento representando o governador do estado, Jackson Barreto de Lima. Na oportunidade cerca de 50 conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE foram homenageados pela atuação em defesa da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.

Para a procuradora-geral, Aparecida Gama, a OAB é uma instituição dos primórdios do Brasil. “A classe dos advogados eram os profissionais liberais do nosso país e a OAB tem lutado até os dias atuais pela liberdade democrática, pelas instituições, pela ética etc. Então essa data deve ser lembrada com comemorações e homenagens”, declarou.

De acordo com o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, esse é um momento especial, um ano em que a OAB comemorou 80 anos de existência: “O Dia do Advogado é muito importante para a nossa categoria, mas sobretudo para toda sociedade na medida em que o advogado exerce um relevante papel social; um agente de transformação da sociedade e que atua na sua empreitada privada, mas também no exercício de uma atividade pública. Muito importante que comemoremos essa data, explicou.

Responsável por proferir mensagem aos homenageados, o procurador do estado e conselheiro federal da OAB, Evânio Moura, destacou o advogado como essencial à administração democrática da justiça. Para ele, no Dia do Advogado, há muito o quê ser comemorado. No entanto, ainda há muito para ser reivindicado. “É necessário que nós, advogados, reivindiquemos para que a cidadania enseje em sua forma plena, para que a dignidade humana seja respeitada e para que o Brasil seja um lugar no qual o homem honesto não tenha medo de ser honesto”, ressaltou.

Vale destacar que através da segunda edição da Comenda Leonardo Gomes de Carvalho Leite, o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça, foi condecorado pelos serviços prestados em busca da democracia. Além disso, no momento, 90 novos advogados receberam suas carteiras.