A ação também esteve voltada à criação de cadastro para doador voluntário de medula óssea
Nesta quarta-feira, 29, a Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE) e o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), uniram forças em prol da campanha “Sou Doador, Sou do Amor”, que visa aumentar os estoques de bancos de sangue do estado, ao mesmo tempo em que sensibiliza os colaboradores quanto à importância desse ato de solidariedade.
Na ação, que foi realizada nas dependências da PGE-SE, cerca de 100 servidores, entre eles técnicos, assessores, procuradores, estagiários e terceirizados, aderiram à campanha, e mais da metade estavam aptos para doação. Para adequação do espaço, equipes do Hemose montaram uma estrutura que abrangeu salas de triagem e de coleta, bem como um área de estabilização para garantia de um pronto-atendimento em casos de intercorrências. Além disso, outro objetivo atrelado à ação foi a captação de doadores voluntários de medula óssea, com um total de 10 cadastros efetivados.
“Para a realização da campanha de doação de sangue na PGE-SE, contamos com toda a estrutura oferecida pelo Hemose, garantindo o suporte necessário para os procedimentos. A procuradoria foi fundamental em nosso levantamento de possíveis doadores e em enfatizar as orientações e requisitos, especialmente para aqueles que doaram pela primeira vez ou tinham dúvidas”, destacou o gerente de Coleta Externa do Hemose, Roney Bantim.
O procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior, salientou que a ação foi pensada não apenas para garantir a manutenção dos estoques de sangue, como também tornar o gesto de doação ainda mais viável para os colaboradores.
“A ideia foi estimular e conscientizar cada servidor no tocante à doação e, paralelo à isso, criar meios que viabilizassem esse ato. Sabemos que, muitas vezes, existe a pretensão em ser uma doador ou doadora, mas as demandas do dia a dia podem acabar adiando ou mesmo limitando essa pessoa de comparecer até o Hemose”, pontua o procurador-geral.
A servidora, Nathalia Salustino, foi uma das que atenderam ao chamado para este ato de solidariedade e enfatizou a importância em participar da ação. “Tive a honra de ser a primeira doadora de sangue na campanha realizada pela PGE-SE. Foi uma experiência gratificante e emocionante saber que minha doação pode ajudar quatro pessoas, e até aproveitei para já me cadastrar como doadora de medula óssea. Parabéns à PGE-SE por essa iniciativa tão importante”, comenta.
Critérios para doação
Para ser um doador de sangue, os critérios estabelecidos pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe são estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e, no ato da doação, portar um documento de identidade original com foto e validade para todo território nacional. Os menores de 18 anos só podem realizar a doação de sangue com autorização dos pais ou responsável legal.
Já os interessados em entrar no cadastro de doador voluntário de medula óssea devem possuir de 18 a 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (HIV/Aids ou hepatite) e não apresentar histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (lúpus).