PGE lança Projeto “De Portas Abertas”
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SE), através do Centro de Estudos lançou nesta quarta-feira, 11, o Projeto “De Portas Abertas”, com a exposição fotográfica: “Aracaju: Um Olhar Contemporâneo em seus 160 anos de História”, de autoria da fotógrafa Maria Betânia da Nóbrega, em comemoração ao aniversário da Capital.
A abertura da exposição foi realizada pelo corregedor-geral da advocacia-geral do estado, André Luiz Vinhas da Cruz, destacando a importância dessa ação para a PGE: “Nós agradecemos a fotógrafa pela belíssima exposição e ressaltamos o detalhe das belezas de Aracaju na PGE, a exposição ficará disponível até o dia 22”.
Logo depois, o procurador-geral do estado, em exercício, Arthur César Azevedo Borba salientou a proposta da Procuradoria. “Esse projeto de Cultura não é uma novidade mas temos a primeira exposição fotográfica da PGE e nessa oportunidade que fazemos um misto de cultura aliada ao contexto jurídico”.
O objetivo do projeto é abrir as portas da Procuradoria para a promoção de exposições em geral, de novos artistas, com o intuito de realizar a propagação cultural no âmbito jurídico. A exposição poderá ser visitada entre os dias 11 a 22 de março de 2015, das 07 às 13h.
A fotógrafa Betânia Nóbrega concedeu uma entrevista à ASCOM/PGE para falar sobre detalhes de sua carreira.
ASCOM/PGE – Como iniciou sua carreira?
BETÂNIA NÓBREGA – Na verdade, não chega a ser uma carreira (profissional). Comecei a fotografar na adolescência (1979), como forma de administrar a minha timidez e sensibilidade. De lá para cá não parei mais, entretanto, diminui a timidez e multipliquei a sensibilidade para arte de fotografar.
ASCOM/PGE – Qual foi a inspiração para realização dessa exposição fotográfica?
BN – AGRADECIMENTO. Sou Paraibana, e resido em Aracaju desde 1992. Costumo dizer “sem pretensão”, que Aracaju foi construída sob medida para mim, pois tenho dificuldades em gravar endereços, então, de vez em quando me perco e me acho com facilidade, nas ruas e avenidas desta cidade encantadora e pacata.
ASCOM/PGE – Então, você tem a fotografia como hobbie?
BN – É muito mais que um hobbie, poderia dizer que uso como uma Terapia da Alma.
ASCOM/PGE – O que mais te encanta em Aracaju?
BN – Gosto de nadar e pedalar, coisas boas que trago da infância. Aracaju tem água em abundância e ciclovias que usufruo com frequência.
ASCOM/PGE – Qual o lugar mais bonito para você?
BN – Diante das fotos que expus, cada lugar é impar, cada um tem a sua beleza e especialidade. Fica difícil eleger o mais bonito, vou deixar esta resposta para vocês.
ASCOM/PGE – Quem é Betânia por Betânia?
BN – Aquariana, Sonhadora, Voluntária, Batalhadora, Nordestina, Teimosa, “ M Ã E” , e acima de tudo e de todos, filha de DEUS!!!
ASCOM/PGE – O que você idealiza como projetos futuros?
BN – Planos é o que não faltam. Tenho em mente fazer um projeto fotográfico sobre o Nordeste, o tema já está definido, mas o meu tempo é muito restrito… até lá por enquanto sonho… sonho bastante.
Confira as fotos constante na exposição virtual.