08/10/2014, 09:22

PGE implanta bicicletário em sua sede


bicicletárioEm função da Semana da Mobilidade Urbana, a Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe implantou um bicicletário na sede do órgão.

A medida tem como finalidade incentivar os servidores a utilizar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, a PGE , pioneira na iniciativa, proporciona assim mais tranquilidade, comodidade e segurança ao servidor ciclista.

A estrutura, de uso gratuito, instalada no portão lateral da instituição, conta com dez vagas verticais, funcionando no horário de expediente interno e estando a disposição dos servidores e colaboradores.

Sendo a bicicleta um meio de transporte alternativo e dentro da necessidade de melhorar a mobilidade urbana, a proposta da Procuradoria é facilitar o deslocamento do servidor, contribuindo com o trânsito da cidade.

Segundo a servidora Tânia Cristina Santos Souza “a ideia foi maravilhosa, porque além de tomar ar puro, ver as paisagens, ainda economizo o vale transporte e faço exercício físico”.

O que é mobilidade urbana?

Mas, afinal, o que é mobilidade urbana? Quando uma cidade proporciona mobilidade à população, oferece as condições necessárias para o deslocamento das pessoas.

Em outras palavras, ter mobilidade é conseguir se locomover com facilidade de casa para o trabalho, do trabalho para o lazer e para qualquer outro lugar onde o cidadão tenha vontade ou necessidade de estar, independentemente do tipo de veículo utilizado.

O conceito não deve ser confundido com o direito de ir e vir preconizado pela Constituição. Ter mobilidade urbana é pegar o ônibus com a garantia de que se chegará ao local e no horário desejados, salvo em caso de acidentes, por exemplo. É ter alternativas para deixar o carro na garagem e ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com o transporte coletivo. É dispor de ciclovias e também de calçadas que garantam acessibilidade aos deficientes físicos e visuais. E, até mesmo, utilizar o automóvel particular quando lhe convir e não ficar preso nos engarrafamentos.