A Procuradoria-Geral do Estado adquiriu este mês, um Servidor da Área de Tecnologia. Esta ação foi realizada com o apoio do setor de informática e de diversos setores internos do órgão. Para falar sobre a importância deste feito, o coordenador de Informática, Alexandre Dielle e o operador de redes, Fábio Linhares concederam uma entrevista discorrendo sobre detalhes dessa importante aquisição para a PGE.
ASCOM/PGE – Quando o servidor chegou a PGE?
FÁBIO LINHARES E ALEXANDRE DIELLE – A aquisição dos equipamentos atendem ao projeto de Solução Integrada de Hardware, Software e Serviços Customizados para modernização do Parque de Servidores da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe. Desde maio de 2014, com a chegada do material do projeto, várias providências estão sendo tomadas, como a adequação da rede elétrica e a melhoria na refrigeração da sala onde os servidores serão instalados. Esse processo foi bastante lento devido às restrições financeiras que o Estado enfrentou neste período permitindo, somente agora, criarmos um ambiente adequado para o funcionamento dos equipamentos, manutenção da durabilidade e vida útil dos mesmos.
ASCOM/PGE – Qual a sua função?
FL E AL – Esses equipamentos irão melhorar a qualidade dos serviços de TI que hoje são prestados, diminuindo o tempo de indisponibilidade, através de tecnologias de contingência e redundância. Além disso, atualmente, a PGE vem encontrando dificuldades no atendimento aos vários novos serviços que estão sendo implementados, dentre os quais: os projetos de “resenha eletrônica” que busca automatizar os procedimentos de citação do Estado, as frentes de trabalhos itinerantes, a exemplo da PI (procuradoria Itinerante) e o Projeto “Procuradoria Fiscal Itinerante – Conciliar para Crescer”. Temos também convênios firmados com termos de cooperação como o do Sergipe Previdências. São muitos os desafios que estão sendo assumidos pela atual gestão da PGE, e a Coordenadoria de Informática veem incansavelmente buscando criar uma estrutura sólida que não só viabilize o atendimento das necessidades imediatas, bem como, torne muito mais fácil o processo de crescimento, tudo fruto de um planejamento que seja alinhado com os objetivos dessa secretaria.
ASCOM/PGE – Quais foram as pessoas envolvidas nessa frente?
FL E AL – Na PGE, contou-se com o apoio da Corregedoria-Geral, dos servidores da Secretaria Geral, do Financeiro, do Material e Patrimônio, da Coordenadoria de Informática e ainda precisamos da cooperação de órgãos como a Emgetis, a Secretaria da Fazenda e a Seplag.
ASCOM/PGE – Qual a importância desa ferramenta para o órgão?
FL E AL – Os equipamentos irão modernizar a infraestrutura existente, através do uso de tecnologias que os equipamentos atualmente instalados não forneciam, com incremento importante na segurança dos dados, na recuperação mais eficiente, melhorando assim a disponibilidade dos serviços. Outro aspecto primordial, é a possibilidade de agregação de novos serviços, antes limitados por equipamentos já defasados e com pouca possibilidades de melhoria.
ASCOM/PGE – O que muda nas atividades da PGE com a aquisição?
FL E AL – A PGE vem através de sua equipe de desenvolvimento implementando uma série de ferramentas que irão otimizar os processos internos da procuradoria, auxiliando nas atividades desenvolvidas pelos servidores administrativos e pelos procuradores. Possuir um ambiente capaz de processar, armazenar e realizar cópias de segurança de uma grande quantidade de informações será fundamental para viabilizar o crescimento esperado na prestação de serviços internos (PGE) e externos (outras secretárias, sociedade civil, outros órgãos) e consequentemente atender da melhor forma o papel institucional dessa casa.