Apresentar um programa mais audacioso de capacitação para servidores e firmar parcerias com quase dez instituições de ensino de renome no Estado, através da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (ESAP/SE). Este foi o objetivo do evento realizado na última quinta-feira, 03, pelo Governo do Estado, no Hotel Radisson, que contou com a presença da procuradora-geral do estado, Maria Aparecida Gama e de diversos secretários e membros de instituições parceiras que integrarão a reformulação da instituição que visa valorizar o servidor público do Estado.
A nova proposta da ESAP irá oferecer cursos de forma dinâmica, atraindo servidores e mostrando a importância da capacitação para seu crescimento e, consequentemente, da melhora no atendimento do serviço público. Isso tudo associado ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos (PCCV), no qual os servidores que apresentarem títulos de cursos terão uma progressão na carreira, aumentando gradativamente seus vencimentos.
O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, que no ato representou o governador em exercício, Belivaldo Chagas, destacou a importância das parcerias firmadas e da iniciativa do Estado em buscar novas formas de valorização do servidor.
“Conseguimos reunir aqui a elite do ensino em Sergipe, que se une ao Governo do Estado para corrigir alguns pontos desgastados da administração pública, capacitando nossos servidores e dinamizando a máquina administrativa”, frisou Gama.
Um dos principais pontos do evento foi a assinatura do termo de cooperação entre a Seplag e a Secretaria da Educação que, juntas, realizarão um curso pré-universitário destinado exclusivamente para servidores públicos estaduais. Ao todo, foram disponibilizadas 150 vagas para aulas nos turnos da tarde e noite, que serão ministradas na sede da Seplag e buscam oferecer um incentivo a mais para os servidores que querem ingressar em uma graduação.
“Ficamos muito felizes em oferecer este curso para os servidores estaduais, afinal, nosso pré-universitário é uma das ações mais bem sucedidas da Secretaria da Educação, e estender isso também para os servidores públicos é uma demonstração de valorização ímpar do governo para com os colaboradores”, lembrou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
Além do termo de cooperação assinado entre a Secretaria de Planejamento e a Seed, o secretário Gama assinou ainda termos de parceria com diversas instituições de ensino superior. A partir de agora, o diretor da Escola de Governo, José Roberto de Lima, ampliará os diálogos com essas instituições de forma a oferecer novas possibilidades para que os servidores possam fazer cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e mestrado.
Entre as instituições que firmaram parcerias estão as Universidades Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit), Sebrae, Fecomércio, Fanese, Faculdades Pio Décimo e Amadeus (Fama), Estácio Fase e Instituto Euvaldo Lodi. “Temos hoje no Estado cerca de 40 mil servidores e assumimos a Escola com um desafio enorme: de promover formas de capacitá-los e valorizá-los. Assim, buscamos instituições como as que estão aqui presentes, como forma de atingi-los e criar uma nova história a partir de agora”, argumentou José Roberto de Lima.
*Com informações da ASN
*Fotos: Victor Ribeiro/ASN





