Cordelistas elaboram ações para fortalecer o cordel

Cordelistas elaboram ações para fortalecer o cordelCordelistas e poetas sergipanos se reuniram na última quarta-feira, 20, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), para traçar metas pelo reconhecimento e fomento da literatura de cordel. Organizado pela coordenadora da Sala de Cultura Popular da Biblioteca, Izabel Nascimento, o encontro pautou a necessidade de regularizar a categoria e de criar ações de divulgação.

“A proposta é que este encontro, assim como outros que faremos, sirva para refletirmos sobre os rumos que queremos para o cordel em Sergipe”, ressaltou Izabel. Um dos projetos já elaborados é o “Cordel Acordando”, que tem como objetivo a realização de uma feira mensal, itinerante, que circularia por pontos estratégicos de Aracaju e de outros municípios do Estado.

Sobre a regularização da categoria, já existe uma associação em Sergipe, mas a entidade não está ativa. Por isso, o grupo irá avaliar a possibilidade de regularizar a entidade ou criar uma nova, para fortalecer a classe e desenvolver mais ações coletivas.

A reunião contou com a presença da representante do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN/SE), Flávia Gervásio, que falou sobre o processo de registro do cordel como Patrimônio Cultural do Brasil. “O Iphan está fazendo um mapeamento de todos os cordelistas do país para o desenvolvimento deste registro”, contou.

Também participaram da reunião a professora do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, Fátima Viana e a aluna do 9º ano e jovem cordelista, Nicole Silva Santos. O Colégio desenvolve atividades voltadas para a literatura de cordel e tem interesse de participar do projeto “Cordel Acordando”. “Apesar de ser professora de português, sei que o conhecimento do cordel precisa ser passado nas escolas por quem é cordelista. É muito importante que os alunos tenham oportunidade, não só de conhecer esta literatura que é nossa, mas também de aprender como se escreve o cordel”, defendeu Fátima Viana.

Fonte: Ascom / Sec. de Estado da Cultura

Última atualização: 22/01/2016 10:59.