Atividades marcam Dia da Consciência Negra em SE

NEGRA20 de novembro é Dia Nacional da Consciência Negra. Em Sergipe, a data será marcada por eventos culturais e acadêmicos. Confira alguns deles:

Círculo de Ogãs”

Evento realizado na cidade de São Cristóvão pela Sociedade para O Avanço Humano e esenvolvimento Ecosófico (SAHUDE) com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Museu Histórico de Sergipe (MHS). A programação desse ano teve início no dia 18. No dia 20 haverá intervenções culturais, shows, roda de capoeira e microfone aberto contra o preconceito. Terá início às 14h, na Praça São Fancisco, em São Cristóvão.

Como Nasce um Santo”

O Museu da Gente Sergipana realizará uma programação especial no próximo sábado, 22, a partir das 15h. O momento será marcado pela comemoração do Parecer favorável à candidatura da Roda de Capoeira ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Após a exibição do vídeo e a apresentação da roda de capoeira, será encenada a peça ‘Como Nasce um Santo’, que revela o surgimento de um Santo Negro Popular no contexto sociocultural e histórico em que viveu, mostrando assim, as condições em que vivia o negro naquela época.

“10 anos do Afroxé Omo Oxum”

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) promoverá no Mirante da 13 de Julho uma homenagem aos “10 anos do Afroxé Omo Oxum”, com apresentações artísticas e exposição fotográfica.

Com acervo e curadoria da museóloga, Janaina Couvo, a exposição traz fotos tiradas ao longo deste 10 anos de histórias do grupo que nasceu a partir da tradicional casa de candomblé de Mãe Marizete. A programação tem início às 18h de 20 de novembro.

“Encontro Cultural Quilombos Nação”

O Instituto Braços – Centro de Defesa dos Direitos Humanos em Sergipe, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), realiza nos dias 19 e 20 de novembro o “Encontro Cultural Sergipe Quilombos Nação” em Brejão dos Negros, povoado de Brejo Grande.

A programação é marcada por cortejo folclórico, oficinas culturais, mesa redonda e shows. No dia 19, as atividades têm início às 9h; já no dia 20, começam às 10h.

“10ª Mostra Pluriartística Novembro Negro”

O Sesc participa da 10ª Mostra Pluriartística Novembro Negro com uma programação diversificada e gratuita realizada nos centros de atividades.

Até 30/11, a Unidade Siqueira Campos expõe o trabalho de Carlos Santana (pintura em tela) e Daniela Pereira (fotografia).

De 17 a 21/11, no auditório da Unidade Centro, o CineSesc exibe os filmes “O Corpo é Meu”, “O Segredo de Eleonor”, “Amor”, “O Dia que Durou 21 Anos e Porto”.

Dia 21/11, às 19h, no hall da Unidade Centro, sarau poético “Liberte seu Poema” e lançamento do CD “Feliz”, de Luciano Souza. Participação especial da poetisa Gilda Costa.

Dia 21/11, meio-dia-cultural na Unidade Siqueira Campos, com a apresentação musical Canto dos Orixás, com Tonico de Ogum e participação da poetisa Gilda Costa.

Dia 27/11, às 19h, no auditório da Unidade Centro, palestra sobre Arte, Antropologia e Ativismo: Diálogo com Lorenzo Bordonaro.

II Mostra Afro

Na cidade de Salgado, nos dias 19 e 20 de novembro, ocorre a segunda edição da Mostra Afro com desfile pelas ruas da cidade, oficinas e palestras.

Fonte: Ascom/Secult

Última atualização: 20/11/2014 12:53.